quarta-feira, 19 de julho de 2017

BRINCADEIRAS DO TEMPO DA VOVÓ




Será que seus pais, avós e tios brincavam das mesmas coisas que você quando eram criança?
Uma maneira de descobrir é fazendo uma entrevista com eles.

PLANEJAMENTO E CRIAÇÃO

Prepare o roteiro da entrevista. Escreva numa folha de papel as perguntas que podem ser feitas ao entrevistado para saber:
·         - O nome da brincadeira;
·        -  Onde e com quem brincavam;
·         - Que material era utilizado na brincadeira, ou para construir o brinquedo;
·         - Quantas pessoas participavam;
·         - Qual era o objetivo da brincadeira.

Pedir que as crianças levem para casa a folha com as perguntas. Antes de iniciar a entrevista, explicar para o entrevistado o motivo do trabalho.
Os alunos devem registrar as respostas, do jeito que eles souberem.
Essas anotações poderão ajudá-los a lembrar das respostas quando for contá-las para a classe.
APRESENTAÇÃO ORAL DAS BRINCADEIRAS

A professora deve orientar as crianças de que na hora das apresentações elas devem:
·         
-     - Falar em voz alta ao se apresentarem para que todos possam ouvi-lo;
·         -  Prestar muita atenção às apresentações dos colegas e fazer anotações sobre as brincadeiras;
·         - Respeitar os colegas.

Na hora de apresentar as brincadeiras, os alunos podem consultar as respostas escritas ou falar de memória.

Depois das apresentações, a professora deve organizar a turma em pequenos grupos.
Cada grupo vai escolher uma das brincadeiras apresentadas que gostaria de realizar na escola e escrever um texto com os detalhes da brincadeira escolhida, explicando como se brinca.

REVISÃO E REESCRITA

A professora deve pedir que as crianças releiam o texto produzido por eles, sempre verificando se:

·        -  Iniciaram as frases com letra maiúscula;
·        -  Escreveram nomes próprios com letra inicial maiúscula;
·         - Empregaram corretamente a letra R nas palavras;
·         - Acentuaram as palavras;
·         - Pontuaram as frases.

A professora deve ler os textos e fazer correções e comentários a fim de melhorá-los.
Depois das correções necessárias, pedir que os alunos passem a limpo em uma folha de papel e façam desenhos.

APRESENTAÇÃO PRÁTICA DAS BRINCADEIRAS

Em uma data combinada, todas as brincadeiras escolhidas pelos grupos serão realizadas na escola. Cada grupo vai ensinar aos colegas como se brinca.

PUBLICAÇÃO

As produções podem compor um livro de brincadeiras para ser doado à biblioteca da escola.


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TEXTOS 







Postado por Toinha Vieira.

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